Apresentação




A Biblioteca do IFBA - Campus Santo Amaro constitui-se num espaço aberto e compartilhado para construção do conhecimento e facilitador da aprendizagem, reservado para fins didáticos e culturais, disseminação da informação e aquisição de conhecimento técnico, científico e cultural.

O objetivo da Biblioteca é reunir, organizar e promover o acesso à informação de forma precisa e eficaz, atuando como um agente facilitador no processo de ensino-aprendizagem e incentivador da cultura e do prazer pela leitura na comunidade do IFBA. Dessa forma, buscamos captar os recursos informacionais indispensáveis ao desenvolvimento dos programas de ensino dos cursos oferecidos pela Instituição, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem como suporte as atividades pedagógicas, e atuando na promoção da cultura e do prazer pela leitura de nossos usuários.

São usuários da Biblioteca todos os estudantes devidamente matriculados no ano/semestre letivo corrente, servidores docentes efetivos e substitutos, servidores técnicos-administrativos, funcionários terceirizados, e estagiários da Instituição. A Biblioteca também está aberta para a comunidade em geral: alunos de outras instituições, pesquisadores, e a comunidade em geral.

A Biblioteca está comprometida com a qualidade dos produtos e serviços que oferece a comunidade do IFBA - Campus Santo Amaro, visando alcançar de forma efetiva os objetivos propostos. Assim, estamos comprometidos a:


  • Prestar um serviço de qualidade, que atenda de forma satisfatória as necessidades de informação e apóie de forma efetiva o processo de ensino-aprendizagem dentro da Instituição.
  • Tornar a Biblioteca um espaço reservado para aquisição de conhecimento, cultura e lazer onde haja interação entre conhecimento, educação e senso de solidariedade e cidadania.

 


Acervo

O acervo atual da Biblioteca é constituído por títulos de reconhecido valor bibliográfico nas áreas de Eletromecânica, Computação/Informática, Legislação e Segurança do Trabalho, áreas gerais do currículo escolar do Ensino Médio, além de publicações de áreas correlatas e complementares como Literatura, Atualidades, Regulação de serviços públicos, etc.

O Acervo é composto por livros técnicos, didáticos e de literatura; dicionários; periódicos gerais e especializados; manuais e normas técnicas; acervo audiovisual (CD-ROM, DVD); e coleções de apostilas didáticas e trabalhos de conclusão de cursos.

O catálogo do acervo está disponível na Internet através do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum. 

Organização do Acervo

A arrumação dos livros nas estantes é feita por assunto de acordo com a sistematização da Classificação Decimal Universal (CDU) e da Tabela Cutter de classificação do autor, estando os livros devidamente etiquetados e as estantes sinalizadas de acordo com a sistematização da CDU. Os periódicos encontram-se dispostos em estantes expositoras e em estantes dentro de caixas bibliográficas, ambas bem sinalizadas. O acervo audiovisual, as apostilas, e os TCCs estão disponíveis em estantes específicas.







Serviços

Atualmente oferecemos os seguintes serviços aos nossos usuários:

Cadastro de Usuários – Para estudantes matriculados no semestre/ano letivo corrente, servidores, funcionários terceirizados e estagiários do IFBA – Santo Amaro. Usuários não-vinculados ao IFBA poderão apenas consultar o acervo no local, mediante autorização de entrada no Campus pela Direção da mesma.

Consulta Local – A Biblioteca opera em sistema de livre acesso às estantes, propiciando o contato mais próximo do usuário com a literatura e uma utilização mais uniforme dos recursos informacionais disponíveis. Também disponibilizamos tabuleiros de xadrez para os usuários.

Serviço de Referência – Atendimento de orientação ao usuário na utilização das fontes de informação e recursos informacionais existentes na Biblioteca, realizado pelo Bibliotecário, com auxílio da equipe da Biblioteca.

Empréstimo Domiciliar – Empréstimo de livros, apostilas, CD/DVD, exclusivo para usuários cadastrados na Biblioteca.

Empréstimo Local (cópia/aula) - Empréstimo para utilização dos materiais informacionais em sala de aula e empréstimo para cópia.

Computadores e acesso a Internet – Disponível para consulta ao Catálogo on-line da Biblioteca, realização de pesquisas e elaboração de trabalho acadêmicos. Os usuários podem solicitar o auxílio do Bibliotecário para realizar pesquisas no acervo e na Internet.



Guarda-volumes

O usuário deverá guardar pastas, sacolas, bolsas, etc., no espaço reservado para tal finalidade: o guarda-volumes.

Esse espaço só poderá ser utilizado enquanto o usuário estiver nas dependências da Biblioteca.

O material deixado no guarda-volumes será de responsabilidade do usuário. A Instituição, em hipótese alguma, se responsabilizará por valores ou objetos deixados lá.




Equipe


Bibliotecário: 
Reginaldo Pereira Pascoal Júnior

Assistentes de Biblioteca: 
Alex Fabiano Pimenta Machado de Castro
Gilberto Souza Santos
Natália da Anunciação Santos

E-mail: